GOVERNO DE SC ELIMINA DIAS DE FOLGA DO EFETIVO MILITAR E GEROU INSATISFAÇÃO DA CATEGORIA
Publicado em 22/12/2025
Autoria Destaque Catarina
Sem preocupação com a saúde mental e da valorização das forças de segurança em Santa Catarina, o Governo de Jorginho Mello (PL), eliminou completamente a escala de folga do efetivo da Polícia Militar Catarinense. Segundo a nova regra determinada pela gestão do governador Jorginho Mello (PL), os policiais poderão trabalhar sete dias consecutivos, sem descanso semana, inclusive aos finais de semana.
Ou seja, o governo de Santa Catarina, eliminou a já conhecida escala de horas de serviço da Polícia Militar de SC que era de 8 x 16 ( oito horas de serviço por 16 horas de descanso )- o que desta forma assegurava dois dias de folga por semana e agora com a determinação do governo catarinense; ficou ampliada a carga de trabalho para até 56 horas por semana, sem que haja previsão de pagamento de horas extras, banco de horas e ou compensação posterior.
Esta mudança, SEGUNDO INFORMAÇÕES, VEM GERANDO INSATISFAÇÃO DENTRO DO MEIO POLICIAL MILITAR DE SANTA CATARINA.
Sobrecarga de serviços em especial na área da segurança pública, dentre outras áreas como na Saúde e Educação; geram prejuízos diretos à saúde física e mental dos profissionais que atuam nestas áreas do serviço público em todo o país. Especialistas em segurança pública e saúde ocupacional, são unânimes ao destacarem que jornadas prolongadas, sem descanso semanal mínimo; geram riscos maiores à acidentes, além de eventuais erros operacionais e o adoecimento psicológico.
Afinal, aliados a sobrecarga de trabalho há ainda a desvalorização dos profissionais em que a grande maioria destas categorias vem historicamente reivindicando melhores salários e melhores condições de trabalho.