DENGUE E COVID GERAM PREOCUPAÇÃO EM TODO O BRASIL

O Brasil  atinge cerca de 2.0000.000 milhões de casos de dengue e o crescente avanço do número de registros de casos da doença em todo o país vem gerando preocupações das autoridades de Saúde. Os casos de dengue no Brasil comparados ao ano de 2022 subiram em 2023  17,5 por cento. O Brasil é o país do mundo com maior número de casos de dengue, alerta a OMS - Organização Mundial de Saúde.  O Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023.  Foram registrados 1.094 mortes por dengue no país. Os dados são do Sinan-  Sistema de Informação  de Agravos de |Notificação, do Ministério da Saúde. . Especialista alertam para o risco de uma EPIDEMIA DE DENGUE  em 2024 pelo sorotipo 3, que voltou a circular no Brasil neste início de 2024.  A prevenção à dengue é extremamente fundamental e necessária em todo o país. Em Santa Catarina, ocorreram em 2022 , segundo informações, 90 óbitos por dengue. Já, em 2023, somente em Joinville  até julho de 2023 haviam sido registrados 33 óbitos por dengue. Sendo que até julho de 2023, em Santa Catarina, já haviam sido notificados 96.040 casos contra 83.276 no mesmo período de 2022.  Os principais sintomas da dengue são:  febre alta com mais de 38 graus centígrados; . Dor no corpo e articulações;  dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Outra doença que vem preocupando autoridades de Saúde em todo o Brasil, trata-se da Covid-19.  Em várias regiões do Brasil, a Covid -19  vem registrando novos casos da doença e , inclusive, óbitos como ocorreu na segunda-feira (15), na região de Londrina (PR). 

O Brasil fechou o ano de 2023 com cerca de 2.050.000 milhões de casos de Covid-19. Na última semana epidemiológica,  ( 29 outubro-04 novembro de 2023), segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, foram registrados 178 mortes por Covid-19 durante o decorrer de 2023, sendo contabilizados 44.412 novos casos de Covid. Até novembro de 2023 portanto, , segundo o Conas foram contabilizados 44.412 novos casos no mesmo período e  no total desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil 37.994.356 diagnósticos confirmados no período. Ao todo , são 706.986 mortes por Covid no Brasil até novembro de 2023. A prevenção para se evitar a Covid-19 começa fundamentalmente com a vacina em todas suas etapas seguindo o calendário oficial nacional de vacinação contra a Covid-19, além, de manter os cuidados essenciais como daqueles praticados ao longo da fase aguda da pandemia. Ou seja,  podendo optar por manter o uso de álcool gel 70 na higienização das mãos, evitar aglomerações e utilizar máscara de proteção à Covid principalmente quando visitar unidades de Saúde;  Hospitais ou clínicas.


PREVENÇÃO À DENGUE EXIGE MUITOS CUIDADOS:

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, tem divulgado constantemente orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue:   Dentre os principais cuidados preventivos estão ao de se evitar usar pratos nos vasos de plantas; se usá-los, colocar areia até a borda; manter lixeiras   tampadas; guardar garrafas com gargalos virado para baixo; tratar a água da piscina com cloro e limpá-la   uma vez por semana;  manter ralos fechados e desentupidos; retirar água  acumulada de lajes;  lavar com escova   os potes de comida e de água dos animais no mínimo  uma vez por semana;   manter fechada a tampa de vasos sanitários, evitar acumular entulhos e  denunciar a existência de possíveis focos do Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;  dentre outros cuidados essenciais como ao de  dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados. Em caso de surgimento de sintomas de dengue, febre de chikungunya ou vírus da Zika, procurar uma unidade de saúde para o atendimento.