DENGUE AVANÇA E FALTAM VACINAS PARA EVITAR CATÁSTROFE EPIDÊMICA NO BRASIL

É assustador o avanço do número de casos de dengue em todo o Brasil. Neste primeiros três meses já são registrados 1.116 óbitos pela dengue e outros cerca de 1.800 mortes sob suspeita da dengue. No decorrer do ano de 2023 foram registrados no Brasil 1.094 mortes por dengue. 


 A falta de vacinas contra a dengue; vem gerando enorme preocupação tanto no âmbito da população em si quanto de autoridades na área da Saúde e que estão acompanhando a situação gravíssima com que o Brasil vem enfrentando a dengue. Maioria dos hospitais públicos no Brasil estão sofrendo o risco da falta de leitos, incluindo falta de leitos de UTIs Adulto e UTIs Neonatal. 

Muitos pacientes esperam várias horas pelo atendimento médico em muitas das Unidades de Saúde em Santa Catarina. Em Santa Catarina, a dengue já provocou a morte de mais de 20 pessoas, sendo que somente na região de Joinville (SC), foram 16 mortes por dengue neste ano de 2024. Em todo o Brasil já aproxima-se de 2.000.000 milhões de casos de dengue em apenas três meses deste ano. 

As regiões onde mais constam casos de dengue são Brasília (DF), e nos estados de Minas Gerais; Rio de Janeiro; São Paulo; .Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul; dentre outros nas regiões do Norte e Nordeste do país. Campanhas institucionais vem alertando a população quanto aos cuidados para evitar a dengue vem sendo promovidas a fim de conter o avanço rápido da dengue no Brasil.