DENGUE AVANÇA NO BRASIL E TRAZ PREOCUPAÇÕES COM FALTA DE VACINAS

A dengue avança de forma avassaladora por todo o Brasil, principalmente em grandes centros urbanos. Os números de casos oficiais sendo divulgados pelo Ministério da Saúde e também pelos estados demonstram que a dengue vem provocando aumento de casos da doença de forma muito rápida.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, somente neste ano ocorreu um aumento em mais de 2.825% de casos da dengue. Em Santa Catarina nestes primeiros meses de 2024, já constata-se aumento de cerca de 3.87,2% dos casos da dengue. Estados também como Minas Gerais, Distrito Federal e Acre, dentre outros estados e muitas cidades da federação, como exemplo; em São Paulo; Rio de Janeiro; Salvador; Recife; Belém ; João Pessoa e Fortaleza. Em várias cidades brasileiras, foram decretados Estado de Emergência devido ao avanço da dengue.

O Brasil somente neste ano de 2024 registrou até agora cerca de 1.920.000 milhão de infecção por dengue. São cerca de 370 óbitos por dengue no Brasil nestes primeiros três meses de 2024. Em Santa Catarina foram registrados 19 óbitos por dengue. Há milhares de casos sendo investigados em todo o Brasil por suspeita da dengue, inclusive, casos de óbito por dengue.

FALTAM VACINAS CONTRA DENGUE: BRASIL VIVE MAIOR EPIDEMIA DA HISTÓRIA

Situação na área da saúde pública no Brasil desde décadas é um verdadeiro caos; falta de quase tudo. Isto sem contar inúmeros casos de corrupção, verdadeira roubalheira do dinheiro público - dinheiro que é do povo brasileiro. Escândalos de corrupção na área da Saúde em que foram descobertos por inúmeras investigações realizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), além do trabalho também do Ministério Público nos estados. A situação diante do avanço da dengue no Brasil e de forma acelerada; exige por parte do governo federal imediata tomada de decisão para aquisições de vacinas contra a dengue e que se faça chegar o mais rapidamente em todo o território brasileiro a fim de salvar vidas e amenizar impactos na saúde de cidadãos e cidadãs que por ventura venha ser infectado pelo mosquito da dengue e por consequência sofrer devido aos efeitos do vírus. Portanto, o Brasil vive atualmente a maior epidemia da história.

Em fevereiro deste ano de 2024, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição da Qdenga- vacina contra a dengue e que é produzida pela farmacêutica japonesa Takeda. O número de doses adquirida pelo governo federal é limitado e o público inicial a ser vacinado é restrito a jovens de 10 a 14 anos de idade em 521 municípios brasileiros, além do Distrito Federal. Ou seja, lamentavelmente, é algo muito aquém do necessário para atingir um número expressivo da população brasileira que desejar ser vacinado contra a dengue. E também há falta de vacinas contra a dengue no setor privado onde devido ao elevado custo da dose ( são duas doses em intervalo de três meses ), custa em média cada dose cerca de R$ 450, 00 reais. Ou seja, para completar a vacinação contra a dengue custa na ordem de R$ 900, 00 reais. Nem todos cidadãos brasileiros possuem plenas condições de adquirir vacinas no setor privado. Sendo assim, depende muito do Sistema Único de Saúde - SUS. Outros países da América Latina estão também sofrendo o avanço da dengue. É o caso da Argentina que sofre um surto da dengue e que vem exigindo do governo argentino tomada de medidas para atender a população em especial aos milhares de pacientes infectados pelo vírus da dengue.