Muito embora os conclaves estejam associados à Capela Sistina, no Vaticano, no passado, os Conclaves foram realizados em cidades como Viterbo; Perugia; Avignon e Veneza. Em 1823, por exemplo, o Conclave que elegeu Leão XII foi realizado no Quirinale, devido às precárias condições higiênicas do Vaticano à época. Os ritos também durante a realização de Conclaves constam desde ao isolamento total do mundo exterior; leitura de jornais, revistas e do não acesso à rádio, telefones e Internet. As acomodações dos Cardeais durante o Conclave no Vaticano consta na Domus Sanctae Marthae ( Capela Santa Marta ). Os funcionários do Vaticano que atuam durante o período do Conclave fazem juramento de segredo.
O movimento dos CARDEAIS QUE FORAM 133 NESTE QUE ELEGEU LEÃO XIV ) COMO SENDO NOVO PAPA DA IGREJA CATÓLICA ROMANA ); É RESTRITO À CAPELA SISTINA PARA VOTAR. As salas são higienizadas rigorosamente para grampos e dispositivos eletrônicos. Já, sobre a fumaça eram antigamente muitas vezes ambíguas diante a má qualidade dos produtos utilizados.
Atualmente, graças aos reagentes químicos,a fumaça brança ( eleição ) e a fumaça preta ( sem eleição ); são claramente distinguíveis e garantem uma comunicação imediata e visível em todo o mundo - como ocorreu neste Conclave que elegera Robert Prestov, 69 anos de idade tornou-se novo Papa que chama-se LEÃO XIV - o de número 267 Papa eleito pelo Vaticano.
A Praça São Pedro, foi tomada por milhões de fiéis e turistas curiosos e ansiosos na expectativa de ver a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina. Participaram 133 Cardeais na escolha do novo Papa. Ou seja, o Papa LEÃO XIV. Cardeais de 71 países com a seguinte distribuição: Europa 53; Ásia 23; África 18; América do Sul 17; América do Norte 16; América Central 4 e Oceania 4. O Santo Papa Francisco que morreu devido a uma AVC na manhã do dia 21 de abril passado; foi um dos recentes Papas que ampliou mais a representatividade continentais de Cardeais dentro do Vaticano.
CONCLAVE QUE ELEGEU LEÃO XIV FOI RÁPIDO; MAS JÁ TEVE ALGUNS COM EPISÓDIOS DE TENSÃO E CONFLITOS
O conclave de 1605, que elegeu LEÃO XI, foi marcado pelas fortes tensões, diante confrontos verbais e até supostamente com atritos físicos entre os Cardeais votantes. Isto devido as rivalidades políticas entre os Cardeais. Embora, não haja evidências definitivas de feridos, o episódio daquele Conclave; refletiu o clima conflituoso de alguns Conclaves históricos. Durante séculos, as monarquias católicas exerciam o direito de voto. Por exemplo. em 1655, a Espanha bloqueou a eleição do Cardeal Sacchetti, considerado por muitos próximo da França. Este tipo de intervenções foram abolidas em 1904 por PIO X, cujo Conclave naquele período foi um evento crucial na política da Europa.
O Conclave mais longo da história do Vaticano foi realizado em Viterbo entre 1268 e 1271, com quase três anos devido a impasse antes da eleição de Gregório X - um recorde nunca igualado.
O mais curto dos Conclaves ocorreu em 1503; a eleição de Júlio II, foi concluído em uma única votação em cerca de um dia, graças a um consenso pré-existente entre os Cardeais, tornando desta forma um dos Conclaves mais rápido da história. A origem do termo " Conclave " deriva do Latim " Cum - clave, que significa " COM CHAVE ". A palavra Conclave surgiu em Viterbo ( 1268-1271) quando foi o mais longo e que durou 1.006 dias. Exasperados pela longa espera; os habitantes trancaram os Cardeais no Palácio Papal, trancando as portas e racionando alimentos a fim de acelerar a eleição. Daí, surge o termo e os costumes de reclusão.
CONCLAVES MAIS RECENTES E RESPECTIVOS NÚMEROS DE ESCRUTÍNIOS E DURAÇÃO :
- Em 1958 - João XXIII teve 11 escrutínios em 4 dias;
- Em 1963 - Paulo VI teve 6 escrutínios em 3 dias;
- Em 1978 - João Paulo I teve 4 escrutínios em 2 dias;
- Em 2005 - Bento XVI - com 4 escrutínio em 2 dias
- Em 2013 - Francisco com 5 escrutínios ( mais um inválido ) em aproximadamente 36 horas;
- Em 08 de maio de 2025; Leão XIV teve 4 escrutínios em dois dias de evento religioso Católico Apostólico Romano.