CONCLAVE COMEÇA DIANTE GRANDE EXPECTATIVA PARA SABER QUEM SERÁ  NOVO PAPA

Exatamente às 16h30min. de terça-feira (06/5),  foi iniciado oficialmente o Conclave no Vaticano;  onde 133 Cardeais iniciam concentração  no isolamento do resto do mundo até que o novo Papa seja escolhido.  O fechamento " Cum clave "; foi decretado naquele horário; na Capela Sistina. O início deste Conclave será pronunciado pelo  mestre de cerimônias do Vaticano; Monsenhor Diego Ravelli; na quarta-feira (07/5), às 10 h  ( horário do Vaticano ).  O Conclave é regulado pela Constituição Apostólica " universi Dominici Gregis ", emitida pelo Santo Papa João Paulo II em 1996 e modificada por Bento XVI em 2013. O novo Papa é eleito por 133 Cardeais que ainda não completaram oitenta anos de idade. Antes e durante o Conclave; os prelados foram acomodados na Casa  Santa Marta - o hotel residência encomendado por João Paulo II em 2005. Entre Santa Marta e a Capela Sistina, onde ocorre  a votação, há mais de um quilômetro, coberto por ônibus. Os funcionários  que atuam na Igreja de Santa Marta e na Capela Sistina fizeram juramento  de segredo sobre tudo o que assistem e ouvem, sob pena de excomunhão. E a expectativa de milhões de fiéis do Catolicismo espalhados por todo o mundo é de que ainda nesta semana se possa conhecer o novo Papa.


COMO SERÃO OS RITOS DESTE CONCLAVE. VEJA:

Os ritos, portanto, começam às 10h de quarta-feira (07/5),  com a missa, na Basílica de São Pedro, " Pro Eligendo Romano Pontífice ", a qual será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re. A celebração pela qual o deão rezará com as seguintes palavras  : " Toda Igreja unida a nós na oração, invoca  constantemente a graça do Espírito Santo de todo o rebanho de Cristo ". A entrada na Capela pintada por Michelangelo, ocorrer no período da tarde de quarta-feira (07/5). às 16 h 15 min. os Cardeais se reúnem na Capela Paulina, na  " Primeira Loggia  " do Palácio Apostólico do Vaticano, de onde partirá a procissão.

Os Cardeais de rito latino utilizam neste instante a túnica vermelha com faixa,  roquete, mozeta; cruz peitoral   com cordão vermelho e dourado; anel. zucchetto e barrete.  Já os Cardeais das Igrejas Orientais usam o traje coral previsto pelo seu próprio rito. Da Capela Sistina;  os Cardeais fazem o canto da Ladainha dos Santos e os Cardeais eleitores seguem, portanto,  até à Capela  Sistina onde, após cantarem o  " Veni Creator ", a invocação ao Espírito Santo , que é Ele quem, segundo a tradição católica, escolhe o novo Papa - pronunciando em seguida o juramento prescrito.


RITO DA PRIMEIRA VOTAÇÃO

Após o " Extra Omnes ", os Cardeais eleitores ouvirão a catequese    do Cardeal Raniero Cantalamessa, pregador da Casa  Pontíficia por 40 anos. Logo após seu discurso, o Cardeal Cantalamessa ( que não está entre os eleitores );  deixará a Capela Sistina, juntamente com o Arcebispo Diego Giovanni Ravelli e os cardeais   farão a primeira votação. O Conclave será presidido pelo Cardeal Pietro Parolin, na ausência do decano, Cardeal Re - que possui 91 anos de idade.  Parolin, perguntará, portanto, à todos os demais Cardeais eleitores se é possível proceder imediatamente  a primeira votação ou se ainda é necessário esclarecer        dúvidas      quanto às normas e métodos estabelecidos. Se, na opinião da maioria dos eleitores, nada impedir o  prosseguimento das atividades deste Conclave. Então desta forma, em seguida;  ocorre o primeiro escrutínio no período da tarde de quarta-feira (07/5). Assim sendo,  já na quarta-feira (07/5) será o dia da primeira fumaça - que salvo surpresas de última hora, deverá ser preta, ou seja, deverá servir para testar as orientações  do colégio cardinalício. Durante o Conclave, os Cardeais eleitores, não poderão se comunicar de maneira alguma com o mundo exterior, tão pouco ler jornais; utilizar celular ou assistir televisão. Um conclave dura  em média de dois a cinco dias. A votação é por escrutínio secreto, em cédula de papel. Neste primeiro dia do Conclave;  há uma    votação e nos dias seguintes duas pela manhã  e duas a tarde. Para eleger o novo Papa serão necessários os votos de dois  terços dos eleitores presentes   e votantes. Somente um nome deverá ser escrito       na cédula , caso contrário, ela será inválida. Se dois terços não forem alcançados, os cartões                 são perfurados e amarrados com fita adesiva. Duas vezes  ao dia, de manhã e à tarde, são queimadas no fogão instalado na Capela Sistina, onde há o uso de um corante    que desprende uma fumaça preta (  perclorato   de potássio, antraceno e enxofre ). E, caso o candidato receba pelo menos dois terços das preferências, o decano faz a pergunta em latim:  " você aceita sua eleição, que ocorreu canonicamente, como SUMO PONTÍFICE ? ". E sendo a resposta afirmativa, o deão pergunta  novamente em latim : " Por qual nome você quer ser chamado ? " O escolhido  responde " Vocabor "-  ( serei chamado ) e o nome, com o número relativo.


Após a aceitação, os cartões são queimados no forno com um corante que produz uma fumaça branca ( clorato de potássio, lactose e colofônia ). E neste instante;  o novo Papa se retira para a a sacristia  da Capela Sistina, conhecida como "  Sala das Lágrimas ",  onde é lá que os recém-eleitos na maioria das vezes se  entregam à emoção. Neste instante,  encontra três batinas brancas de tamanhos diferentes ( grande; médio e pequeno ) e veste  a que melhor lhe serve. Após de tomar as vestes, o novo Papa senta-se na cadeira da Capela Sistina, lê uma passagem do Evangelho de Mateus sobre o magistério petrino e recebe   a homenagem        dos demais Cardeais. Logo em seguida. o Cardeal Protodiácono ( Dominique Mamberti );  aparece na galeria central de São Pedro e pronuncia  o " Habemus Papam ", com o nome do recém- eleito. Imediatamente;  o pontífice     aparece na  " loggia " e concede a bênção " Urbi et  Orbi  ( a Roma e ao mundo ) - Neste instante; ; o diretor da sala de Imprensa do Vaticano;  Matteo Bruni, fala sobre o caso   do Cardeal         queniano Joghn Njue - que afirma ter sido excluído do Conclave. " Os Cardeais eleitores ", afirma ele, " são admitidos     de " iure ao Conclave ", não sendo necessário convite. Em alguns casos, é realizada uma verificação, pelo Cardeal decano, através da " Nunciatura ". Neste caso,  foi realizada e a resposta  foi " negativa ". Ou seja, que o Cardeal  não viria à Roma por motivos de saúde.   A expectativa de  milhões de fiéis do Catolicismo  em todo o mundo é de que ainda nesta semana seja possível conhecer o novo Papa, sucessor do Santo Papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril deste ano; aos 88 anos de idade;  vítima de uma Acidente Vascular Cerebral (AVC).