CONCLAVE COMEÇA DIA 07 DE MAIO

O Conclave para escolha do novo Papa começa dia 07 de maio. Ou seja, na quarta-feira, no Vaticano ( Itália ). O artigo 33 do " Romano Pontífice Eligendo ", prevê expressamente que o número máximo de cardeais eleitores não deve exceder 120 eleitores. Mas, deverá haver 133 cardeais com direito à votar, graças a uma definição realizada por Paulo VI.  

Sem prever derrogações e ou exceções, atendento também ao conteúdo do artigo seguinte que diz : " Declaramos nulas e sem efeito as suas ações que, de qualquer forma, tentem modificar de forma imprudente o sistema ou o órgão eleitoral ". Entretanto, com as nomeações realizadas pelo Santo Papa Francisco durante o seu pontificado, 108 no total, o número de cardeais eleitores ascende hoje a 135 cardeais, isto é 15 a mais do que o admitido pela Constituição Apostólica promulgada a 1 de outubro de 1975, por Paulo VI. 

São 133 cardeais com direito à votar neste Conclave; mas dois deles; deixarão de votar devido às condições de saúde. A mesma constituição do Vaticano; estabelece que " nenhum cardeal eleitor pode ser excluído da eleição ativa ou passiva do Sumo Pontífice por causa ou sob o pretexto de qualquer excomunhão, suspensão, interdito ou outro impedimento eclesiástico". 

 O Conclave fez com que ocorresse em Roma ( Itália ), lotação de hotéis e pousadas, em que o movimento que antecede este Conclave que irá definir a escolha do novo Pontífice da Igreja Católica, no Vaticano; superasse a presença de cerca de 1,4 milhão de turistas neste período em Roma. A maioria dos peregrinos são oriundos de países europeus principalmente Itália; Espanha; França e Portugal. Mas, muitos deles, são de regiões distantes do Vaticano, como exemplo; de Cingapura, dentre outros países.