FERNANDO COLLOR DE MELLO FOI PARA CELA INDIVIDUAL EM PRESÍDIO DE MACEIÓ (AL)
Publicado em 26/04/2025
Autoria Destaque Catarina
ex-presidente da República, Fernando Collor de Mello, teve prisão em regime fechado decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Fernando Collor já encontra-se desde sexta-feira (25/4, em cela individual no presídio Baldonero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL); após passar por audiência de custódia.
A defesa de Fernando Collor de Mello, tentou alcançar prisão domiciliar ao ex-presidente da República Fernando Collor de Mello. Fernando Collor de Mello, foi preso por volta das 4 horas da madrugada de sexta-dfeira (25/4), no aeroporto de Maceió (AL); quando ele pretendia deslocar-se para Brasília (DF) a fim de que se apresentasse à Justiça.
Fernando Collor de Mello, foi condenado pela Justiça a oito anos e dez meses pelo esquema de corrupção na empresa de combustíveis BR Distribuidora. O STF entendeu que o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, teria recebido em forma de propina o valor de R$ 20 milhões entre 2010 e 2014, em troca de apoio político e indicações para a antiga estatal.
A denúncia surgiu no âmbito da Operação Lava Jato e que foi relatada a partir da delação premiada de Ricardo Pessoa- ex-presidente da UTC. Ainda segundo o STF; Fernando Collor de Mello, teria realizado lavagem de dinheiro para ocultar a origem ilícita. Collor foi condenado além da prisão ao pagamento de 90 dias-multa, indenizar a União em R$ 20 milhões e fica proibido de exercer cargo público por prazo equivalente ao dobro da pena. Uma sessão extraordinária do plenário virtual do STF teve início em que 4 votos foram favoráveis à manutenção da prisão de Collor.
O ministro do STF; Gilmar Mendes, entretanto, requereu na sexta-feira (25/4), dia da prisão de Collor, de que ocorresse sessão presencial da Corte para votar sobre o caso de Fernando Collor de Mello.
