MORTE DO CÃO JOCA COMOVE O BRASIL

A morte do cão Joca de cerca de 5 anos, da raça Golden Retriever, chocou o Brasil. O cão Joca morreu na segunda-feira (22/4), durante transporte aéreo no porão de uma aeronave da empresa Gol Linhas Aéreas. O cão Joca embarcou na segunda-feira (22/4) com destino a Sinop (MT), porém, acabou indo para Fortaleza (CE), por um erro da empresa aérea Gol Linhas Aéreas.

O trajeto, o qual seria de até 2 h30 min. durou 8 horas e segundo informações divulgadas à imprensa pela empresa Gol, o " cachorro morreu no desembarque, em Guarulhos (SP).

A morte do cão Joca, gerou uma forte comoção no Brasil , cujo país possui cerca de 150 milhões de animais de estimação. O tutor do cão Joca, João Fantazzini Júnior, concedera uma entrevista ao vivo no Programa de Tevê com a apresentadora Ana Maria Braga, durante a manhã de quinta-feira (25/4), em que relatou sob forte emoção o sofrimento diante da morte do cão Joca.

Cão Joca deixa um legado de que é preciso o Brasil ter regulamentação para transporte de animais domésticos

Questionado por Ana Maria Braga o que fará daqui em diante; o tutor destacou que ainda não sabe exatamente quais medidas serão tomadas e que o caso está sendo analisado junto ao seu advogado.

A Delegacia do Meio Ambiente de Guarulhos (SP), instaurou um Inquérito para investigar a morte do cão Joca. Também a Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac ), deverá abrir uma investigação sobre a morte do cão Joca. Bem provável que a empresa aérea Gol Linhas Aéreas, deva prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - vinculada ao Ministério da Justiça à respeito da morte do cão Joca.

O Brasil que possui cerca de 150 milhões de animais domésticos ( sendo o terceiro maior país do mundo contendo animais domésticos do mundo ); não possui ainda uma regulamentação sobre transportes de animais domésticos. A morte do cão Joca, assim como inúmeros outros casos semelhantes reforça da necessidade urgente do Brasil poder contar com lei que regulamenta o transporte de animais domésticos em todo o território brasileiro, seja via aérea, viária ou rodoviária.

foto: G1