DESAFIOS AMBIENTAIS E DE INFRAESTRUTURAS EM SC SÃO ENORMES DESDE DÉCADAS

Há décadas, desde várias gestões administrativas, seja no âmbito do governo do Estado de Santa Catarina quanto por parte da grande maioria dos municípios Catarinenses, o que se vê notadamente diante dos graves problemas ambientais; de infraestruturas viárias, ferroviárias, por exemplo, são resultantes da má gestão governamentais. As péssimas condições de muitos trechos das rodovias, especialmente estaduais de Santa Catarina, somados à má qualidade da camada asfáltica em pavimentações de ruas e avenidas de muitas cidades catarinenses, onde existem imensas quantidades de buraqueiras em que geram muitas reclamações por parte de quem trafega nestas vias públicas prejudicadas. A incompetência administrativa de muitos gestores públicos municipais em Santa Catarina; além de gestões estaduais, incluindo a mais recente; apontam para que se faça necessário que aquela população que se sinta prejudicada; face a estes graves problemas de infraestruturas viárias, possam exigir dos gestores públicos uma resolução imediata dos problemas que atingem as comunidades em Santa Catarina. Afinal, impostos, taxas públicas, tarifas públicas se fazem resultar em montantes bilionários aos cofres públicos.


Daí, o resultado é que haja competência e qualidade na prestação de serviços públicos para a população catarinense. No âmbito do Meio Ambiente, há necessidade de que haja mais investimentos públicos no setor do saneamento básico. Basta destacar que 52% dos municípios do Estado de Santa Catarina NÃO POSSUEM SISTEMA PÚBLICO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO. UMA VERGONHA ! E quando se menciona a questão da balneabilidade em praias de Santa Catarina, o resultado praticamente a grande maioria do povo catarinense, inclusive muitos turistas já conhecem a realidade: Ou seja; quase a metade do número de praias em Santa Catarina registram como sendo Impróprias para banhistas. É algo que se precisa o quanto antes mudar esta triste realidade. Afinal, o litoral catarinense possui belas praias, mas precisa avançar muito no quesito de evitar a poluição das praias, bem como, melhorar em muito a questão do trânsito.


Pois, ficar muito tempo enfrentando congestionamentos, atrasos em deslocamentos de veículos, é algo que exige mudanças e cabe aos gestores públicos e todas as entidades representativas da sociedade civil; juntas buscar debater sobre soluções para que haja avanços e não entraves históricos como ocorre em Santa Catarina desde décadas.