Laguna (SC) - Centro Histórico sendo revitalizado

Uma das cidades históricas que marcou o período de Joseph Garibaldi e de Anita Garibaldi durante período de Farroupilha, além destes aspectos também possui vasta riqueza turística. Trata-se de Laguna, na região Sul de Santa Catarina. Agora, a cidade lagunense vem recebendo um projeto de destaque que é relacionado á revitalização do Centro Histórico deste município.

 

A proposta de revitalização do Centro Histórico de Laguna inclui dentre alguns aspectos relevantes à iluminação pública com cabeamento subterrâneo; novos postos com LEDS e iluminação cenográfica em fachadas selecionadas. Serão ainda executados obras junto aos canteiros pluviais- os quais são jardins de chuvas compactas que possuem o poder de infiltração e também contribuem com a evaporação e evapotranspiração; pois absorvem muito mais rapidamente a precipitação pluviométrica (chuvas).

 

Os canteiros pluviais são compostos por cobertura vegetal, de 15 centímetros de terra adubada e manta geotêxtil. É um marco para o embelezamento cada vez maior do Centro Histórico de Laguna (SC), cuja cidade atrai milhares de turistas anualmente, especialmente na temporada de Verão e durante o período de Carnaval.

 

A proposta de iluminação pública em Laguna é de autoria do engenheiro eletricista e Design Gilberto Aguiar, cujo profissional atuou por mais de 30 anos junto a Celesc e é autor de outros importantes projetos desta área não somente em Santa Catarina, porém, em outros estados do país. Para o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), a revitalização do centro Histórico de Laguna foi possível diante apoio do PAC do governo federal. Os investimentos são da ordem de R$ 8.016.881,71 e estes investimentos trarão grandes benefícios para a comunidade lagunense.