MUITOS PARTIDOS POLÍTICOS ESCANCARAM CORRUPTOS; MAFIOSOS. PF; STF E MPF AMPLIAM INVESTIGAÇÕES
As operações de combate a corrupção no Brasil não possuem trégua. A Polícia Federal (PF); o Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF), intensificam inúmeras e constantes operações em todo o Brasil em em que muitos corruptos, mafiosos que atuam dentro e fora de diversas siglas partidárias ao que parece tem sido uma espécie de busca de abrigo, refúgio para muitos destes corruptos e mafiosos promoverem na prática desvios milionários dos cofres públicos. São diversos políticos e de várias matizes partidárias como apontam inúmeras destas investigações da pF; MPF; STF; CGU; equipes das Gaecos nos estados, Polícia Civil através das Deics, Decor, Dics, onde os alvos destas operações acabam sendo desmascarados diante avalanche de desvios financeiros dos cofres públicos deste país.
Na sexta-feira (31/10), uma destas operações - a oitava fase da Overclan onde o STF; MPF fizeram com que a Polícia Federal (PF), cumprissem mandados de busca e apreensão em Brasília (DF), Palmas (Tocantins ), São Paulo (SP) e Gurupi (TO). No estado do Tocantins, quatro pessoas foram alvos desta operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo duas delas ligadas ao Partido do PODEMOS. A PF e MPF miram um núcleo de uma organização criminosa que atuava no Tocantins desviando recursos públicos de emendas parlamentares na área da Educação e com suspeitas de fraudes em licitações, CORRUPÇÃO ATIVA E CORRUPÇÃO PASSIVA; PECULATO, LAVAGEM DE DINHEIRO E FRAUDES EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS , SEGUNDO A POLÍCIA FEDERAL (PF) À IMPRENSA.
São diversas operações em todo o Brasil de combate a corrupção, desvios de recursos financeiros de emendas parlamentares, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro; organização criminosas em que alvos vão desde alguns políticos que atuam em siglas partidárias como exemplo, desde o União Brasil (UB); PL; PSD; PT; MDB; Podemos, Republicanos; PSDB; PP; dentre vários outros partidos em maioria dos estados da federação brasileira. A Revista Congresso em Foco em 2017 divulgou um levantamento exclusivo em que apontara partidos com maior número de congressistas sob suspeitas de corrupção em que também apontara os políticos que respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns dos partidos na listagem da Revista Congresso em Foco, acabaram promovendo fusões e alguns portanto foram extintos e muitos políticos acabaram ingressando em novas siglas partidárias.
OITAVA FASE DA OVERCLAN
Segundo informações da PF à imprensa, os alvos desta nova (oitava ) fase da Overclan, recebiam ou intermediavam o recebimento de propina a partir dos desvios financeiros milionários e por suspeita de obstrução às investigações. São eles: Danilo Pinto da Silva e Éder Martins Fernandes ( ex- secretário executivo de Educação no estado do Tocantins ). Também são alvos desta operação da PF no Tocantins: Claudinei Aparecido Quaresmin ( Ex-secretário Extraordinário de Parceiras e Investimentos do Estado do Tocantins ); Luiz Claudio Freire de Souza França ( Advogado e Secretário Nacional do PODEMOS ) e Itálo Moreira de Almeida ( Ex-diretor administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia ). Segundo informações, ainda não há mandados de prisão nesta fase da operação Overclan.
As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF); que vem aprofundando e ampliando as apurações sobre corrupção, organizações criminosas em todo o território brasileiro, dentro e fora do meio político nacional. A primeira fase da Operação Overclan, foi em dezembro de 2024. A expectativa é de que em breve , uma avalanche de pessoas alvos destas operações da PF; MPF e STF deverão parar na prisão. Os investigados poderão responder pelos graves crimes apontados nas investigações realizadas pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Supremo Tribunal Federal (STF), além da Controladoria- Geral da União (CGU), que também acompanha estas investigações de combate a corrupção em todo o Brasil.