ROUBO DE JÓIAS NO MUSEU DO LOUVRE REVELA VULNERABILIDADE DO LOUVRE
Publicado em 21/10/2025
Autoria Destaque Catarina
O roubo das jóias da coroa da França de valores inestimáveis que estavam no acervo do Museu do Louvre, em Paris ( França ), revelou a vulnerabilidade na segurança do Louvre. O roubo no Louvre, fez o governo Macron rever todos aspectos de segurança que exigem reforço maior no Museu do Louvre. Quatro ladrões invadiram o Museu do Louvre, em Paris, na manhã de domingo (19/10).
Dois dos ladrões quebraram um vidro de uma janela do Louvre, poucos minutos após a abertura do Louvre aos visitantes. Imagens reveladas à Imprensa, mostra um caminhão com uma escada ( elevador mecânico ) ao lado do Museu do Louvre. A invasão dos ladrões no Louvre resultou no roubo das joias da coroa da França. Os ladrões acabaram fugindo em três " scooters " - motos. Imagens divulgadas pelo Museu do Louvre mostram ladrões utilizando ferramentas elétricas e armas.Segundo divulgado pelo Louvre, foram roubadas oito peças.
A coroa contendo diversos diamantes acabou sendo encontrada logo após e danificada perto do Museu do Louvre. As demais joias foram levadas pelos ladrões.
No Senado da França, o episódio do roubo das joias da coroa francesa, provocou reações de várias lideranças políticas francesa, em que manifestações de alguns senadores destacaram o desapontamento diante do roubo das joias no Museu do Louvre. O Ministério da Cultura da França, destacou à Imprensa de que o alarme local da galeria foi recentemente danificado e que aguardam as investigações para saber se o alarme foi desativado.
O Ministério de Cultura da França, destacou ainda que os alarmes gerais do Museu do Louvre dispararam e que os funcionários seguiram o protocolo, contactando as forças de segurança e protegendo os visitantes. O Museu do Louvre foi evacuado e ainda na segunda-feira (20/10), o Museu do Louvre continuava fechado para visitantes. As investigações continuam intensas para que haja a prisão dos ladrões e a devolução das joias roubadas.
O Ministério Público da França, confirmou que abriu uma investigação sobre suspeitas de " roubo organizado e conspiração criminosa para cometer um crime ".
O roubo ocorreu entre as 09:30 e as 09:40, (horário local ( 04;30 e 04:40 horário de Brasília ). Quatro ladrões que estavam no caminhão com o elevador ao lado do Museu do Louvre, acessaram a Galerie d´Apolo, através de uma varanda próxima ao Rio Sena ( que fica ao lado do Museu do Louvre ). As imagens do local revelaram a escada montada no caminhão sendo direcionada até uma das janelas do primeiro andar e onde dois ladrões cortaram o vidro com um cortador de disco alimentado por bateria e em seguida invadiram o Museu do Louvre.
Assim que adentraram ao recinto do Louvre, os ladrões armados ameaçaram os guardas, que evacuaram as instalações, e onde os ladrões acabaram roubando as joias de duas vitrines de vidro. Segundo relatório divulgado à Imprensa, revelou que uma em cada três salas na área do Museu do Louvre, não tinha sequer câmeras de circuito fechado de TV.